Conheça o Esplendor da Árvore da Vida. Encante-se com esse Conhecimento e adquira Sabedoria. Parte 1

Na história do símbolo, a árvore é descrita como o caminho e o crescimento para o imutável e eterno, gerada pela união dos opostos e possibilitando a mesma através do seu eterno já existir. (JUNG, 2000)
A árvore é um grande símbolo para a humanidade. Chevalier (2016), diz que se fôssemos analisar a importância da árvore na esfera simbólica, precisaríamos de um livro só para isso. Além das simbologias da árvore em algumas tradições e do valor especial de algumas espécies para alguns povos e religiões, a árvore em si pode ser vista como símbolo do desenvolvimento psicológico e do processo de individuação.
Para se falar deste símbolo que é a árvore é, importante lembrar que em várias culturas a árvore é símbolo sagrado, não por ser uma árvore no sentido literal, mas por representar algo que vai além, que transcende, como um ser divino, um deus ou algo ligado à estrutura do mundo e do universo. Não temos a intenção de explorar a simbologia da árvore agora, porém mais adiante, ou seja, a aparição da árvore como símbolo, “como história primordial” ou manifestação do divino, mas propor uma reflexão de como este símbolo, a árvore, como ser vivo, independente da espécie, é símbolo do ciclo da vida, das relações entre consciente e inconsciente e da função transcendente.
Desde a sua semente, a sua germinação, a árvore tem em si todo o potencial de tornar a ser. Poucas sementes, inclusive, somente “despertam” se passarem por condições como fogo, seca, chuvas e até o trato digestivo de alguns